11 janeiro 2012

[Livro] O Castelo Animado (Howl's Moving Castle)





Hoje, vim contar para vocês de um livro. Sim, um livro. O livro que inspirou uma animação bem conhecida por otakus “Howl's Moving Castle”, que por acaso é o nome do livro, em português: “O Castelo Animado” e em japonês pela animação “Hauru no Ugoku Shiro”.


Acontece que eu desde que vi a animação, me apaixonei de primeira, a revi inúmeras vezes. E na época nem tinha ideia que se tratava de um livro e que aquela era a adaptação dele feita pela Ghibli (mesmo estúdio de “A viagem de Chihiro”). E nisso, um belo dia eu resolvi ir atras do livro. O que não foi difícil, encontrei-o facilmente em português, o baixei e depois de algum tempo o li em quase 24 horas exatas, porém terminei um pouquinho antes.

Bem, antes de entrarmos em detalhes, me deixem contar-lhes os dados do livro:

Ano: 1986
Autora: Diana Wynne Jones
Gênero: Infanto Juvenil
Numero de páginas: 307 no total (o que eu li tinha esse tamanho)
País de origem: Inglaterra

Só para avisar-lhes, a adaptação feita para o cinema foi feita em 2004, ou seja, alguns bons aninhos depois.

Agora, vamos lá. Está é a sinopse:

“A jovem Sophie é surpreendida pela pervesa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa a transforma numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãos. Vagando sem rumo, a “jovem senhor” acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado.

Assim começa a mágica aventura de O Castelo Animado. Sophie, Howl, Calcifer e todos os personagens desta história estão prontos para mostrar que surpresas podem se esconder sob uma cara de mau, um rosto enrugado ou um castelo encantado...”

Bem, eu leria só pela sinopse mesmo sem ter visto o livro, amo livros fantasiosos e que falam de outros mundos, gosto de livros com temas mais comuns também (desde que inovem, é claro) mas os de fantasia ou que mexem com deuses e coisas misticas me prendem muito mais.

Agora, eu vou contar para você que está lendo isso sobre o livro evitando dar spoilers, mas com certeza deve vir algum.

Vamos ao personagens, cada um era diferente e tinha sua personalidade, não costumavam ser parecidos ou ter pontos em comum muito fortes, só no caso de parentes que tinham uma o outra semelhanças, na realidade só havia um ponto que todos eles tinham comum, cada um era um pouquinho egoísta, ou seja, pensava primeiro em si e depois nos outros o que chegava a influenciar em suas ações. Mas num total, cada um tinha seu jeito, cada um me cativava de uma forma diferente e isso foi uma das coisas que me prendeu ao livro, tanto que eu não conseguia parar de ler.

Na realidade, eu praticamente não li o livro, eu o devorei, devorei mesmo. Posso dizer que gostei muito da escrita e da obra da autora, tanto que já vou ler outro livro dela que tem uma certa relação com a obra, se for bom, vou contar sobre ele aqui também. E uma ultima coisa sobre ela, acho uma enorme pena ela ter falecido, que descanse em paz.

Agora um livro no total, meu deus, entrou para as minhas obras favoritas, amo ler mas não leio tanto livros em si, mas sou chata na hora de escolher e esse... Sabe quando você não vê defeitos? Foi exatamente assim, o desenrolar dos fatos me fascinava, o desenvolvimento dos personagens, os descobrimentos, cada detalhe, eu tinha que tinha imaginar de imaginar tudo como se estivesse na minha frente, eu me sentia um terceiro que estava ali, observando tudo como se fosse uma pessoa invisível.

E, descobri muitas coisas que no filme não chegaram a ser citadas e objetos que eu queria ter em casa, como uma bota sete léguas, é só uma bota que num passo te faz andar 16 km, imagine correr com isso. Mas, ia ser mais que prático, não acham? Só gostaria de poder controlar quanto seria a distancia, assim caso o local fosse no meio dos 16 km eu pudesse parar lá direto.

Agora, vamos as diferenças da animação para o livro, onde vai ter spoilers, se não gosta, pule.



Bem, no filme, além dele começar um pouco mais para frente do livro, Sophie tem duas irmãs, no filme só conhecemos Lettie, mas existe mais uma, Martha. Que segundo na lógica do livro, seria na verdade Lettie, vocês vão ver caso leiam o livro e entender.

Temos também o aprendiz de Howl que no filme é uma criança, no livro um adolescente de 15 anos. O que influencia bastante em alguns fatos.

Calcifer é outro que muda, no filme um foguinho bonitinho, até fofo, no livro, ele já teria a forma que no filme ganhou ao virar uma luz azul demoníaca, mas eu particularmente o acho muito bonitinho, ainda mais quando ganha bracinhos e parece ter perninhas, se eu pudesse, o abraçava, mas não ia ser uma cena muito legal.

Ah sim, no filme temos um ambiente que se passa durante uma guerra, que remete a Segunda Guerra Mundial, mas que no livro não existe, porém há a possibilidade, só que isto no filme é um fato importante que tem a ver com Howl e um monte de coisa, no livro temos outra coisa, ele está atras do príncipe desaparecido e o mago real que desapareceu indo atras do príncipe e faz isso justamente para não ter que virar o novo mago real.

Ah, outra grande mudança é a Bruxa da Terra Desoladas, tanto na aparência, como em seu final, no livro ela tem um final, no filme já tem outro completamente diferente.

O boato que Howl devora coração de jovens não é desenvolvido no filme, o que no livro é algo já comentado, mas na realidade, a explicação é bem rápida num todo e seria algo interessante de se ver no filme. Também tem outros fatos que foram mudados ou não desenvolvidos, como o motivo da maldição de Sophie terminar, o nome verdadeiro de Howl é usado no filme como um de seus nomes falsos, e outras coisas.

E, também tem uma personagem que foi criada no filme, a Madame Suliman, é uma mistura do Mago Suliman (o mago real desaparecido) e a antiga mestra de Howl, Sr. Penstemmon. Outro personagem que mudou e praticamente fora criado no filme foi o “cabeça de nabo” que no livro era apenas um espantalho que assustava Sophie, mas que continha um segredo, obviamente.

Num todo, do filme, os que mais se mantiveram como no original foram Sophie e Howl, porém o passado de Howl é um tanto diferente e eles são mais egoistas e menos gentis que no filme.

Bem, mesmo havendo diferenças, o filme continua maravilhoso, maravilhoso mesmo e o livro é fantástico de qualquer forma. Os dois valem a pena.

Ah sim, do livro eu pude tirar uma pequena lição, correr atras das coisas e que a gente não tem tanto controle do que vai nos acontecer as vezes e que vão ocorrer muitos imprevistos, mas que no fim isso pode ser uma história divertida. E do filme foi quase a mesma coisa.

Bem, gente por aqui é só, vou deixar para vocês aqui, onde podem baixar o livro e o filme caso queiram ver. O filme obviamente vai levar menos tempo, mas não se assustem com a quantidade de páginas do livro, pois ele na realidade tem a fonte muito grande, o que ajuda muito na hora de ler, fazendo ser uma leitura rápida e bem gostosa até.

Bem, se divirtam e até a próxima.



17 comentários:

  1. Eu li a continuação de Castelo Animado, Castelo no Ar, um livro que ganhei de presente de niver e devorei em 3 dias. A pessoa que me presenteio disse que Castelo Animado era até melhor que o segundo, fiquei com vontade de ler, tinha até esquecido, mas ao ler a resenha deu pra ver que tem alguns personagens em comum (só lembrei do Howl), enfim, já estou aqui baixando o filme e quero ler o livro ~ Tinha até visto umas postagens do filme no tumblr...
    Mais filmes para minhas tediosas férias, ha. xD

    (Aninha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um segundo? Fixe ! Sabem se tem mais do que 2 livros ?

      Excluir
    2. São exatamente 3 livros, O Castelo Animado, O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos. Já há resenha no blog dos dois primeiros livros, do terceiro não.
      E, ao contrário do que a Ana falou, na verdade, a continuação do livro que ela leu tem sim quase todos os elementos do primeiro, mas só lendo o primeiro para saber, ver o filme aqui não ajudaria, já que muitas coisas não batem.
      Pode ver a postagem aqui: http://warpday.blogspot.com.br/2013/05/o-castelo-no-ar-castle-in-air.html
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Ajudou sim *.* Obrigada !

      Excluir
  2. Yaya!! vim retribuir a visita, estou seguindo tbm.
    E sobre os post's... é tenho q elabora mais textos, to sem criatividade esses dias.
    Prometo, irei melhorar ok?!
    Obrigada n_n

    kisuss

    ResponderExcluir
  3. não achei o livro pra baixa e nem pra compra,mas assistir o filme e ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está vendo ali no ultimo paragrafo escrito "onde podem baixar o livro"? Se passar o mouse sobre as palavras "o livro" vai ver que o link para baixar o livro está ali (:

      Excluir
    2. Não dá mais mesmo, na época ainda dava. Hoje eu aconselho comprá-lo. Lojas como a Martins fontes tem.

      Excluir
  4. Pelo que eu vi no site da Martins Fontes, nem lá tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/208217/CASTELO-ANIMADO,-O.aspx
      Pesquise melhor.

      Excluir
  5. Olá! Você teria esse livro como arquivo? Já procurei em diversas fontes e em todos o link já está inválido. Queria muito ler esse livro e ele já não vende mais no Brasil :/ Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vende sim, mas duvido que encontre em livrarias físicas.
      Aqui tem -> http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/208217/CASTELO-ANIMADO,-O.aspx
      É só procurar em livrarias on-line. Qualquer coisa, tem a estante virtual também.
      E, não, eu não tenho mais o arquivo.

      Excluir
  6. Olá! Você teria esse livro em arquivo? Já procurei ele em diversas fontes e todos estão com links inválidos, incluindo essa que postou :( Queria muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdi a muito tempo. Ainda mais que hoje tenho físico D:

      Excluir
  7. Ah, eu amo Castelo Animado <3 Para a minha sorte, consegui baixar os dois em PDF na época em que procurei :3 A casa de muitos caminhos que é impossível encontrar ;.;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não ama? <3
      Então, tem em livrarias, o livro não é caro, tem um preço normal. E qualquer coisa tem a estante virtual :3

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.