23 maio 2013

[Livro] O Castelo no Ar (Castle in the air)



Pra quem já acompanha o come Dream faz tempo, sabe que eu, a dona, só gosto pra caralho um pouco de "O Castelo Animado", eu comecei vendo a animação feita pela Ghibli e então li o livro anos depois. tem inclusive review do livro aqui no blog, foi uma das primeiras que fiz inclusive e... Adivinhem só, o Castelo animado na realidade seria uma trilogia, a seguinte ordem:

- O Castelo Animado
- O Castelo no Ar
- A Casa dos Muitos Caminhos

Bem, o primeiro eu li em um dia, o segundo, eu demorei bem mais, eu vou falar aqui em baixo. É só continuar lendo.~



Bem, vocês não costumam ler review de livro, muito menos de um segundo livro de tal série, mas isso não me desanima!

Dados:
Autora: Diana Wynne Jones
Título no Brasil:  O Castelo no Ar
Título no Reino Unido: Castle in the Air
País: Grã-Bretanha
Gênero: Literatura juvenil, Fantasia
Editora: Record


Bem, todos sabem a história do Castelo Animado, ou tem uma boa base pelo filme, já que tem suas diferenças do filme pro livro e... Se você for ler esse livro, só tendo visto o filme, olha... Vai faltar uma boa base. 

Pra ser sincera com todos vocês, eu fiquei um tanto... Ok, eu estava preocupada com o começo do livro e continuei preocupada do começo até o cap 14 (o livro tem 21 cap's), até que eu dei uma louca e dei uma olhada nas páginas pra frente, até finalmente me acalmar.

"Mas o que aconteceu guria?" Ah, é simples. Por ser uma continuação você obviamente espera dar de cara com os personagens que você via antes. Mas aqui não foi assim! "Como?". É só ver a sinopse.

Abdullah é um humilde vendedor de tapetes que tem sua vida transformada depois que compra um tapete mágico de um misterioso estranho. A partir daí, ele se envolve em uma série de aventuras fantásticas, envolvendo belas princesas, um perverso djim, um gênio em uma garrafa, mulheres que viram gatos, soldados que viram sapos e uma nuvem que parece um castelo... ou seria um castelo parecendo uma nuvem?

Sim, eu peguei a mais reduzida, porque tinha umas que... Meu deus, era enorme, só faltava contar tudo... Mas bem, voltando:

Como puderam ver, na sinopse não é citado nenhum dos personagens que vimos no filme ou no primeiro livro, entretanto a sinopses que falam que são os mesmo personagens se metendo em novas aventuras. Mas, eu vou falar disso mais pra frente, vamos agora quanto a história em si. (Já peço desculpa pelos spoilers).

O Abdullah mora num local que me lembra a Arábia, então o começo do livro praticamente me lembrou Aladim(acho que isso está errado, mas ok), tapetes voadores, princesa, sultão, cara pobre, um gênio, um cara do mau que quer a princesa. Foi batata. Mas, depois eu fico pensando se ele não leu muito Aladim e ficou com vontade de ter aquela aventura, aquela vida, era um sonho dele, ele passava horas na cabana pensando nisso.

Bem, como diz na sinopse depois que rola o sequestro, ele vai atrás da princesa. E novamente nesse livro a gente tem aquilo de personagens muito egoístas, entretanto também tem uns personagens cativantes que você para "... Esse é foda". 

Nesse caminho do Adbullah atrás da princesa, ele tem com ele, um gênio, que não quer realizar desejos nem que você o obrigue, só realiza um por dia e esse desejo ainda vai causa uma complicação para você. Temos o tapete, que ama ser bajulado para voar, do contrário vai de mal gosto; temos meia noite e atrevido, uma gata e seu filhote, temos o soldado que perdeu uma batalha para outro reino e deseja uma princesa para se reerguer.

Antes que eu continue, eu falei ali a palavra "ama ser bajulado". Eu não sei se o Adbullah faz isso porque é mercador, mas ele SEMPRE fala te bajulando, "Oh, tapetes entre os tapetes, feito pelas mãos do mais habilidoso mestre de tapetes, com franjas reluzentes, por favor, leve-nos, humildes e pequenos perto de sua beleza para o oeste"... Eu passei uma nervoso com isso, mas um nervoso. TODA MERDA DE FRASE, ele tá bajulando. Até que o soldado vira pra ele "Tu precisa falar assim mesmo?" "Não.". E ai, o livro além de ficar mais agradável, quando com o soldado ele fala como um ser humano normal, sem o soldado, muitas e muitas bajulações.

Quando eu finalmente cheguei no capitulo em que eu me acalmei, foi bem melhor... Pois, de verdade, a história é realmente uma continuação, se passa em Ingary que é a terra dos nossos personagens já conhecidos, ai eu vi as interligações e tudo fez sentido. Acho que a melhor e pior sensação foi "Eles estavam ali o tempo todo", o único personagem que não chegou a aparecer, mas foi citado, foi Mark e uma das irmãs de Sophie, de resto geral 'tava lá.

Sério, eu fiquei de boca aberta, depois que eu descobri, valeu o livro todo. Porque no final tivemos um foco num personagem num personagem diferente e novo e ao mesmo tempos nos mesmos.

Bem, acho que é só isso...

Só alguns avisos agora:

- Se você for ler esse livro sem ter lido o anterior, ou só visto o filme, vai fazer falta sim, porque já pega coisa que não tem no filme, como Sophie ser uma "feiticiera", na realidade isso é algo que foi explicado no livro anterior, ele tem o poder de dar vida as coisas, então se ela pegar uma linha e falar "Vá, se estique e pegue tal coisa pra mim.", acontece.


- Insista no livro no começo, ele é meio complicadinho no começo mesmo. No final você dá risada ;D


Agora... "Onde eu posso baixar o livro?". Olha, se você quiser ir atrás pra baixar, vai a vontade.
Você podem comprar o livro em livrarias via internet, eu comprei o meu pela Martins Fontes, o livro veio em excelente estado e ainda ganhei  três marca página por enviarem da segunda vez dois por engano. 

Tem outras lojas, nobel deve ter, americanas também. Comprem nas que vocês gostam e costumam comprar. Só não recomendo muito a Saraiva, no caso do via internet, porque já vi várias pessoas com problemas por ter comprado lá. Livro velho, em péssimo estado, entre outros. Se isso não acontecer com você ótimo.

No momento meu preferido é a Martins fontes mesmo. Ainda mais porque, eu comprei a Casa dos Muitos Caminhos e o Castelo no Ar ao mesmo tempo, um dos dois não tinha no estoque, chegou um em uma semana e outro na semana seguinte, considerando que estava fora de estoque, foi ótimo.

Bem, aqui o endereço da loja e o link do livro anterior ;3

Beijos ~




3 comentários:

  1. Eu já li o primeiro livro (Howl's Moving Castle) e pelo que me disseram a autora morreu quando estava a escrever o 4º livro... é uma pena, é uma história incrível (^_^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Que pena, sabia que havia morrido, mas não sabia do futuro quarto livro :c
      Tenho os três, só falta ler o ultimo agora,que pena que a história não vai ter um exato fim. É tão bom, me enche o coração sempre que leio <3

      Excluir
  2. Muito obrigada pelo o spole. Eu amoooo o castelo animado mais a principio so sabia do filme. Quando fui procurar para baixar no pc descobrir q tem o livro entrei em desepero para le-lo. Mais tenho assesso so a leitura. Li o primeiro online. Quando terminei vi q tem continuação. Mais desanimei pesando q n ia ter meus personagens amadooo quando fui pesquisando e topei cm seu blog. Agora estou doida pra ler o segundo livro. Cm o msm amor q senti quando fui ler o castelo animado. I amooo msm a história! Me corto o coração quando terminei d ler achando q n ia tet mais. Obrigada

    ResponderExcluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.