09 janeiro 2014

[Manga] Chobits (ちょびっツ)






Você com muita certeza já ouviu falar disso aqui, talvez tenha visto o anime, eu não sei. Mas... A review de hoje é sobre... Chobits, uma das obras mais famosas da Clamp.

Chobits é um mangá até que pequeno para o tanto que podia abrangi, são 16 volumes no Brasil, mas é daquela época em que os volumes eram menorzinho e custavam em torno de 5 reais.  O mangá foi trazido pela JBC e eu adoraria que ela relançasse como está fazendo com outros títulos atualmente. Entretanto eu tenho a versão antiga aqui em casa... Mas... Vamos a histórinha sobre Lena e o mangá:



Na verdade eu reli o mangá para fazer a review, a primeira vez que eu o li foi em 2009, bem na época que comecei a ler mangás. Peguei emprestado de uma amiga na época, que hoje não falo a anos e... Bem, eu lembro que uma coisa me marcou: Para quem não sabe, chobits tem posters nos volumes impares e no 16 que é o final e nesses posters tem parte da história. Acontece que alguns ela tinha arrancado e... Deixa eu pegar isso aqui para falar de outro assunto rapidamente:

Você que tem um mangá com poster... Já tentou tirar ele? É muito complicado tirar o poster de um mangá de forma que ele fique inteiro, eu já tirei dois posters (no caso de D.Gray-man) e... Eu tive que abrir o comecinho, abrir mesmo, até a cola que junta desgrudar para poder tirar o poster com muito cuidado e depois fechar o mangá e fica pressionando o local da onde eu tinha tirado. Por que? Porque eu praticamente estraguei a cola daquele local. Eu nunca me arriscaria a tirar os posters de chobits, só pelo fato que... Vocês já viram a cola daquele troço? O de D.Gray-man você mal enxerga, o de chobits é bem grosso, ia ser algo muito arriscado além do mangá já ter uma idade.

Após ler isso aqui em cima, pense comigo... Em que estado estavam os posters e os mangás de onde eles pertenciam?  Ela não tinha feito isso de tirar a cola, logo... Tinha pedaços do poster no mangá e o que tinha sobrado dele no quarto dela. E como os posters tinham o começo de cada capitulo(e, só pra deixar claro, são todos muito bonitos, sério, são lindos de mais), quando eu trocava de volume, o sentido se perdia um pouco naquele ponto. Mas depois vamos para essa parte agora... Pra quem nunca leu/viu, vou contar sobre o que fala o mangá né:



Se passa meio que nos dias de hoje, só que existe uma coisa chamada persocom, que são robôs com aparência humana que se diferenciam pelas suas "orelhinhas" que na verdade é onde estão as conexões dele, para conectar na tv ou coisas assim. Também existe uns menores que são quase como um celular portátil ou algo próximo. E o Hideki é um guri que veio do interior e lá não tem isso, ele trabalha e estuda num cursinho e mora num prédio pequeno com uma zeladora bem legal.

O Hideki de tanto ver persocons por ai começa a ficar seco para ter uma e ai... ELE ACHA UMA NO LIXO! E ele pega ela sem pensar duas vezes e até alguns muitos problemas para tentar ligar ela... Ele toca num lugar que não se deve tocar e... Ai ele acha o botão. "Pera Lena, tu tá falando...?" É, é que no Come Dream eu sou boa dona que não fala palavras feias, do contrário já tinha falado meio que bem claro. (Na vdd eu falo sim, mas eu acho que vocês entenderam onde é)

Ok, persocom ligada, agora, ele que não sabe nada sobre elas, pede ajuda pra um amigo que ajuda ele e... A primeira coisa a fazer é conectar ele em algum aparelho, no caso a TV, assim ele vai ver o sistema dele e junto com isso saber sobre ela, só que aparece o seguinte na tela "Not found", ela não tem um sistema instalado... Só que, persocons não funcionam sem um sistema, mas ela está ali, ligada, funcionando e falando, mesmo que seja só "chi", que acabou virando o nome dela.



E dai o mangá vai, contando um pouco sobre ele e sobre aquela perscom estranha, com ele tentando cada vez mais descobrir sobre ela... Até alguém dizer "Ela pode ser uma chobits" que é uma lenda urbana sobre uma linha de persocons que tem sentimentos. E ele fica com isso na cabeça, a história continuam, outras histórias acabam sendo contadas junto mas sem tomar o lugar da principal, como a do amigo dele, uma amiga do trabalho e mais uma. Todas envolvendo persocon de uma forma ou outra.

O interessante do mangá é que ele tem uma coisa meio de critica com objetos materiais, que é aquela frase "Te aproximam de quem está longe e te afastam de quem está perto". E os persocons acabam fazendo isso, as pessoas acabam preferindo eles as outras e esquecem que existem outros seres humanos, tanto que no mangá é muito raro ver alguém andando sem seu persocon. Ao mesmo tempo que ele fala sobre o lado do persocon também.



Dentro do mangá existe um livro, que dizem ser infantil, chamado "A Cidade Sem Ninguém", que é com desenhos e tudo mais e... Ele fala sobre essa critica ao mesmo tempo que... Eu não vou contar, é spoiler, mas posso dizer que os bichinhos são lindos.

Uma coisa que foi bom de ter relido é que... Além de não lembrar uma série de coisas, agora eu compreendi uma série de coisas que na época não tinha nem percebido ou entendido. Uma dessas coisas foram as várias piadas que envolvem algo meio sexual, sim, tem ecchi nesse troço. E eu ainda sem malicia (sim, eu tinha pouca malicia aos 12 anos) não acabei pegando. Então posso dizer que dei mais risadas.

Outra coisa que fez diferença foi tem os posters dentro do mangá, 'cabou isso de ficar faltando coisas, eu entendi tudinho dessa vez. E muito melhor do que da primeira vez, que eu li em uma madrugada e essa que eu li após... Ter passado mal e ficado com medo de vomitar no mangá enquanto lia |: (Antes que alguém deseje melhoras ou algo assim, isso foi na segunda semana de dezembro, e no dia seguinte eu já estava melhor). Também devo agradecer a minha irmã que pediu o mangá emprestado, eu tirei ele de onde estava e finalmente reli, já que eu tinha comprado ele... Acho que... Antes do meio do ano passado. Afinal, já é 2014 agora.



Falando um pouco sobre o final, não ficaram pontas soltas, o que foi maravilhoso e... Uma coisa que acabei de me tocar, eu não reparei se tinha coisas dos outros mangás da Clamp, porque eu acho que essa é a obra mais antiga que li dela. Então se tinha, passou batido. O que me faz ter vontade de ler outras coisas dela, mas voltando a falar do final. Ele foi bom, explicou tudo, mas... Bem, sabe quando fica aquele gostinho de "quero mais"? É, aconteceu isso, foi um final suficiente, mas teria sido bom mais um capitulo meio que falando do futuro. Acho que justamente por lembrar de uma situação como a do ex-chefe do Hideki e um outro problema que é especifico para a Chi e para o Hideki.

Ah, esqueci de falar dos personagens, eles são bem construídos e uma coisa boa era que cada uma era diferente do outro praticamente por completo. Já que vira volta num mangá, tal personagem as vezes parece com tal em alguma atitude que acaba ficando praticamente igual.

Como vocês já viram imagens até aqui, a arte é muito bonita, muito mesmo, como esperado da Clamp, por isso digo que é o mangá mais bonito da minha coleção no momento.



Sobre o anime: Eu não vi o anime, nem os primeiros cinco minutos do primeiro episódio, então não sei dizer se é bom, se ele seguiu direito o mangá e tudo mais. Só sei que tem 24 episódios e 1 OVA.

Então, se tiverem a oportunidade leiam o mangá. "MAS LENA! Onde eu vou comprar?!", meu caro, existem várias lojas que vendem a coleção inteira e dependendo do evento que você for, você vai encontrar para vender. Como você pode muito bem entrar no mercado livre e procurar pela coleção. SÓ TOME CUIDADO! Cuidado pelo fato que, eu já estive num evento, que era uns 500 reais a coleção, porque o primeiro "valia 300" e o segundo não sei quanto. Eu paguei 100 reais na minha e fiquei satisfeita, se bem que no preço original, seria mais barato ainda, mas a possibilidade de você conseguir pelo preço original é minima. Então, ou esperamos a JBC relançar em 8 volumes como no original, ou garimpamos um pouco para achar algo mais em conta.

Beijos e até

4 comentários:

  1. Faz tempo que eu quero ler Chobits, mas eu prefiro ler o mangá do que ler online, então to enrolando. ;; Parece s muuuuuuuuuuuuito bom. ;a;

    Sweet Geek || Clique no Perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vale a pena :3
      Eu nem sei se tem chobits on-line D:

      Excluir
  2. Eu prefiro ler o mangá também, não consigo ler coisas online :v

    www.wh-asia.net || Follow me and comment?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor ter na mão do que fica lindo pela tela do computador, menos cansativo (:

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.