13 junho 2014

[Livro] O Livro do Cemitério - Neil Gaiman



Bem, eu ganhei esse livro de presente no meu aniversário e ao invés de terminar um livro que estou enrolando a um ano e o livro ainda por cima é do Tabris... Eu devorei este livro.


Minha amiga me deu, mas eu que havia falado para ela que queria muito esse livro. Primeiro porque eu ouvi uma recomendação muito boa dela pela Tati, que sempre que fala das obras desse autor, diz que esse é o melhor livro. E outro motivo era o autor, senhor Gaiman. Para quem não o conhecer... Já viram Coraline? Aquele filme que algumas pessoas tem até medo. É dele. E para quem não viu Coraline... Já leram Sandman? Esse cara é o roteirista de Sandman(que eu inclusive estou lendo).

Essa capa chama bem mais a atenção que a minha. Que é a primeira ali em cima.


Se você já tem uma ideia do tipo de mundo que esse cara faz... Eu gostaria de dizer que eu adoro isso, amo de paixão quase. Essa coisa sombria, com algo "feliz" junto. Já que não é o ambiente de terror nem nada disso, é o ambiente sombrio, escuro, mas... Normal. Dá até um negócio no peito nessas horas.

Antes que eu esqueça, os detalhes.
Autor: Neil Gaiman
Página: 329
Editora: Rocco
Ano: 2008

O livro fala de um garoto que teve os pais assassinados e por um acaso ele acabou num cemitério logo em seguida, acontece que os fantasmas vendo a situação resolveram... Criá-lo. A partir daquele dia, o garoto se chamaria Ninguém, Ninguém Owens. E assim ele é criado pelo cemitério.



A coisa mais legal é que aquele negócio de não gostar de túmulos e tal, simplesmente passa. Ele pode morar no lugar mais estranho possível, mas é um lugar legal para caramba. Ele também tem alguns "poderes" que na verdade só existem porque ele mora ali. Ele pode atravessar paredes, ficar invisível, e enxerga no escuro. Só com a parte do escuro eu já estava feliz.

Nós vamos acompanhar o Ninguém até um certo ponto na vida dele. Para ser mais exata, pegamos algumas idades da vida dele e com ela vamos vendo quanta coisa mudou na vida dele e como a perspectiva dele de outras coisas também foi mudando. Esse crescimento é uma fantástica de ser acompanhada. Além disso, o livro fala algumas coisas, nos momentos que vocês menos espera, que as vezes você acaba guardando. No meu caso, foi este pedaço(não tem spoiler). Tinha a ver com pessoas que cometeram suicídio:

"- E deu certo? Elas foram mais felizes mortas?
 -Às vezes. A maioria não. É como as pessoas que acreditam que serão mais felizes se elas se mudarem para outro lugar, mas que logo percebem que não é assim que funciona. Para onde quer que você vá, leva a si mesmo"

Essa frase encaixou tanto numa coisa que eu sinto a anos que essa coisa meio que... Ficou muito mais fraca.

Nesse livro meu recalque bateu.


O livro tem um desenrolar muito gostoso, as cenas tensas são muito bem feitas, o mistério criado não é algo que você descubra logo de cara e o livro te surpreende em alguns momentos. O personagens são legais até de mais, e as encrencas que o Nin se mete são muito divertidas.

O final foi algo que... Decepcionou porque eu queria mais, mas ele encaixou bem dentro de toda a história. Talvez eu esperasse um pouco mais, mas ok.

Só para fechar: As ilustrações, elas são estranhas e boas. Elas combinam com a história, com tudo, são um complemento muito forte.

Sobre comprar: Livraria on-line, Saraiva, Martins Fontes, Submarino, Estante Virtual e etc.

Nos vemos depois~


3 comentários:

  1. LENA-SAN, eu to tentando decidir qual livro eu compro pra poder ler e você me vem com um post de livro e.e' Assim não dá kra -qqq Eu sempre quis ler Neil Gaiman porque todos indicam, até me indicaram dois títulos de livros mas eu esqueci como eles se chamam, porque eu baixei em PDF mas eu nunca consigo terminar. Agora que eu tenho um pouco de dinheiro pra poder fazer essas minhas compras de livros o título me escapa da mente T_T'' Mas eu sei que não era esse daí do post.
    Enfim, nem tenho muito o que comentar sobre ele, não li (ainda) e isso meio que me entristece LKJDSKLDASDKDJAKLS tenho medo de comprar e acabar não terminando de ler ou não curtindo tanto. Eu gosto dessas histórias do jeito que você citou, mas né t-t'' Nunca li Coraline, ouvi falar e até nas pesquisas encontrei o livro, mas não parece que eu vá gostar então comprei algo que caiu mais no meu gosto xDD'
    Um dia ainda leio tudo essas coisas ae mano LKJDSAKLDSAJDA~LDJA
    Beijo ♥
    miyaneoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom tu ler esse livro. Tipo, sério, é muito bom. Ele é "simplesinho" na parte da escrita mas é um super amorzinho.
      E eu sei como é na parte de decidir que livro ler, por isso fiz uma TBA jar, depois conto mais sobre isso.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.