08 janeiro 2016

[Manga] Sailor Moon


 Por Kiyo Usui

 

“Pelo prisma lunar, transformar!”. Que nostálgico, não? Quem nunca brincou de ser uma Sailor ainda quando criança? Eu imitava a Usagi, protagonista com nome adaptado para Serena no anime dublado, hoje em dia, minha preferida é a Mina, a Vênus.


As histórias Sailor Moon e Sailor V – que também será resenhado – foram escritas e ilustradas por Naoko Takeuchi, sendo que Codinome Sailor V foi feito primeiro, em pesquisas vi também que tem jogos e live-action (série com atores, como um seriado japonês) e que o anime (desenho animado) foi lançado em 1992 no Japão! Antigão, hein? Mas a fama permanece até os dias atuais. Resenhei por ordem de publicação no Brasil, então primeiro Pretty Guardian Sailor Moon. Uma série em mangás que foi relançado pela JBC no Brasil, de primeiro tivemos as revistas, em 12 volumes, em cada capa uma personagem, exceto a última que tem três personagens.

Usagi, 14 anos, adora comer e dormir, causa principal para se atrasar quase sempre para a escola. Odeia inglês e matemática. Curiosidade: tem um irmão mais novo, Shingo. Como toda garota, tem uma melhor amiga: Naru e um sonho: se casar de branco com véu e grinalda.


E é num dia desses de atraso que Usagi acaba por pisar numa gatinha preta acidentalmente, depois a conhece por Luna e que ela pode falar, depois se explica direitinho o porque dessa capacidade, para quem não se importa com spoiler, pergunte nos comentários e eu direi, kkk.

Luna passa as instruções a Usagi, ensinando-a a ser uma guerreira da justiça, ainda que ela não queira por ter medo dos vilões, imaginando-os das piores formas possíveis. Usagi é meio chorona e medrosa e vê-la crescer dentro do mangá tornou maravilhoso de se ler, é o que eu acho pelo menos.

A história se passa na Terra, mais precisamente no Japão, são guerreiras renascidas do reino da Lua, que lutam contra forças malignas que querem dominar o planeta e sugam as énergies (energia vital) das pessoas e esses vilões são antigos, também renascidos, alguns foram evocados pelo próprio mal. As heroínas apresentam planetas guardiões, são elas: Usagi Tsukino (Lua), Ami Mizuno (Mercúrio), Minako Aino (Vênus), Rei Hino (Marte), Makoto Kino (Júpiter), Hotaru Tomoe (Saturno), Haruka Tennou (Urano), Michiru Kaiou (Neturno) e Setsuna Meiou (Plutão).


Tem o maravilhoso Mamoru Chiba, o Tuxedo Mask que guarda a Terra e a Usagi, uma garotinha de cabelos rosa fofa, mas com o temperamento um pouco difícil, apelidada de Chiusa pelo Mamoru (ou Rini, no anime legendado).

Ah, ele chama a Usagi Tsukino carinhosamente de Usako, uma graça. Com eles dois, Usako e Mamo-chan (forma que a Usagi o chama) eu dei risadas, principalmente porque é aquele romance que começou com um implicando com o outro.  Tem também Ártemis o gatinho branco da Mina e a Diana, a gatinha da Chibiusa. Todos os gatinhos tem na testa uma lua em formato crescente.


A história foca no romance entre Usagi e Mamoru, mas aparecem personagens que flertam com as demais sailors e tem o fofo romance da Chibiusa com Helios, que pode se transformar em um unicórnio. É bem curto, mas emocionante e tem um drama... Aliás, a série toda tem, cheguei até a conclusão de que sim, eu curto drama, mas tem que ser na medida pra não ficar melodramático.

Ao final, aparece como última inimiga a Sailor Galáxia que destruiu o planeta Kinmoku da princesa Kakyuu que é protegida pelas Starlights: star Fighter, star Healer e star Maker, são homens que se transformam em mulheres sailors, Kou Seiya, Kou Yaten e Kou Tiki respectivamente. Eles são cantores de j-pop e procuram pela princesa.

Kakyuu aparece assim que os três encontram a Chibi chibi e Seiya pede para ela voltar de onde veio com eles. Chibi chibi havia escondido energia numa espécie de casulo que possibilita o retorno da princesa. Kakyuu pede ajuda a Sailor Moon. Na luta contra Galáxia, a Sailor assume uma forma final lindíssima, Sailor Cosmos, pra mim é a transformação mais bonita depois da Eternal Sailor Moon.

Texto publicado também: Colecionadores de histórias

2 comentários:

  1. YoOoOoO U-chan! Vai bem? XD

    CARA, SAILOR MOON É TIPO MINHA INFÂNCIA, CARA. Eu pirava nas coisas delas, principalmente porque quando eu era criança morei uns tempos no Japão. Eu tinha um jogo de nintendo da Sailoor Moon e tinha quase todos os personagens lá, meu deus, eu pirava.

    APESAR DISSO, nunca cheguei a ver o animê completo. Vi só o que eu tinha tempo lá no JP, e mesmo assim eram uns episódios aleatórios que eu conseguia ver. Depois, ficou naquela lista junto com YugiOh e outros que "eu adoro, mas nunca vi nada além do que passou na TV". Eu estou comprando o mangá que tá saindo pela JBC, tenho o 1 e o 2, se não me engano. Vou ler quando tiver mais volumes, mas eu sei que a história é boa XD

    Só deus sabe o quanto eu chorei com o romance do Mamoru e a Usagi. Meu, era muito triste ver umas partes e não entender o que acontece depois porque não ia conseguir ver no outro dia a continuação. Mas apesar disso, eu sempre fiquei, desde criança pensando "USAGI TUA BURRA COMO TU N SABE QUE ELE É O TUXEDO, PORRA?" desclp, mas até hoje penso isso. Tuxedo-Mamoru é tipo o Super Man: opa, botou uns óculos (no caso a máscara que só tampa os olhos dele) e pronto, outra pessoa.

    Até uns 3 anos atrás eu não fazia ideia de como se escrevia Sailor Moon ou Tuxedo. Sempre ouvi na televisão "Takeshido-kamen-sama" e eu ficava procurando no google o nome do personagens, porque não lembrava. HUSAHUIAHDIUHDIAUS Sailor Moon pra mim era "Seera Moon". Dificuldades da linguagem -q Mas pela fama aqui no Brasil depois eu descobri e ficou tudo mais fácil.

    Eu provavelmente vou ler o mangá e depois rever o animê antigo e o remake, que apesar de eu odiar a voz da seiyuu desse animê novo, ele segue mais a história do mangá, segundo fontes por aí -q

    Beijos U-chan!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miya, vou bem sim =3

      Haha, eu entendo isso de pirar enquanto criança, ainda hoje gosto muito, mas é a 1a vez que alguém me fala sobre um jogo das Sailors.

      Hm, eu completei a coleção faz pouco tempo, eu gostei da história~ Bate aquela nostalgia~~

      Kkkk, entendo! Porque fica bem na cara que o Tuxedo é o Mamoru Chiba, mas ela não consegue "realizar" isso, HSUAHSUHSUAHSUSHAU exatamente, parece até mágica que esconde essa identidade secreta -sqn

      Falando em anime, é diferente do mangá, certo? Minha amiga me contou que a Rei (Sailor Marte) fica disputando o Tuxedo com a Usagi, e eu tipo "wtf, mas no mangá ela odeia homens"...

      Vou pensar em rever o anime também :)

      Bjs Miyaneo-chan <3

      Excluir

- Pode deixar o link do seu blog ou qualquer coisa assim ai embaixo do comentário;
- Comentários ofensivos serão excluídos;
- Eu NÃO sigo de volta, se eu gostar vou atrás;
- E pra finalizar: Eu demoro, mas respondo os comentários.